Covid-19 quase zera as exportações de ovos férteis de abril

Publicado em 18/05/2020 11:30

Extremamente dependentes do transporte aéreo, as exportações brasileiras de ovos férteis destinadas à produção de pintos de corte retrocederam a quase “zero” em abril passado.

Correspondendo ao pior resultado dos últimos 10 anos, o volume exportado no mês – 5,153 milhões de unidades, equivalentes a pouco mais de 14 mil caixas de 30 dúzias – retrocedeu quase 70% em relação a abril de 2019.

Neste caso, o índice de queda só não foi maior porque um ano atrás, no mês de abril, o volume exportado havia recuado mais de 33% sobre o mesmo mês de 2018. Assim, comparativamente ao que se exportou dois anos atrás, o volume mais recente registra queda de, praticamente, 80%.

Mas se os embarques do mês não zeraram, o mesmo não pode ser dito de alguns países importadores do produto. Pois, com o fechamento de aeroportos e/ou suspensão das viagens aéreas, chegar a vários destinos tornou-se inviável. Salvaram-se parcialmente os poucos embarques realizados no mês de abril e as exportações realizadas por terra, exclusivamente para países vizinhos.

Há menos de um mês, ao analisar a evolução das exportações de ovos férteis do primeiro trimestre do ano, o AviSite observou que elas vinham se recuperando do tombo levado no bimestre agosto-setembro de 2019 quando, para atender o mercado interno, os exportadores reduziram significativamente as vendas ao mercado externo. Agora, há nova reversão do processo – por razões logísticas, não por culpa do mercado, que continua demandando o produto.

Sob esse aspecto, os embarques de maio corrente tendem a ser ainda menores que os de abril. Dessa forma, o acumulado no ano deve apresentar índices de retrocesso bem maiores que os registrados no primeiro quadrimestre de 2020, de pouco mais de 34%. Também recua o acumulado em 12 meses que, por ora, apresenta redução não muito distante dos 30%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia