Preços das carnes suínas e de frango sofrem queda no interior de SP

Publicado em 15/05/2020 13:41

Uma pesquisa realizada em março, pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), mostrou que as carnes suínas e de frango estão entre os produtos com a maior baixa nos preços no interior de São Paulo.

De acordo com um aposentado Marco Antônio Almeida Bueno, foi necessário diminuir as idas ao mercado e comprar a quantidade suficiente de carne para cerca de 10 dias. Segundo ele, o motivo é evitar sair de casa.

“Eu compro carne por mês, mas aqui eu achei mais barato. A quantidade que eu comprei deve durar uns dez dias. Comprei essa quantidade para evitar sair de casa devido ao coronavírus”, contou o aposentado.

Em um açougue de Itapetininga (SP), a maior queda de preços foi na carne suína, que chegou a reduzir 30%. Conforme o gerente, em alguns dias da semana a carne chega a acabar no estabelecimento.

“Nessa época a procura pelo frango e pela carne suína triplicou. Hoje mesmo não temos mais carne suína no açougue”, explica.

De acordo com a associação, o principal motivo da queda do preço das carnes, foi a parada nas exportações devido ao avanço da Covid-19.

Segundo um levantamento feito pela TV TEM, as carnes suínas tiveram uma queda de 30% nesta época, contudo, o preço do frango caiu apenas 20%.

Para o gerente André, com mais carne disponível no mercado, a única saída para não perder produto é apostar em promoção, descontos e redução de valores.

“Está sobrando o produto, tem bastante no mercado e como a exportação parou, o preço diminuiu”, continua o gerente, André Luiz de Melo.

Conforme relatou o dono de um açougue na cidade, a queda nos preços tem ajudado a recuperar as vendas que estavam baixas. “Deu uma fracassada grande na venda, mas agora está sendo possível recuperar e contornar os prejuízos anteriores”, explica João Moretti.

Para quem consome o produto, qualquer alteração no preço faz a diferença no final do mês. Segundo a Maria Tereza de Araújo, alguns cortes foram vendidos a R$ 2 ou R$ 3 mais barato, fazendo muita diferença no fechamento de contas.

“Está bem mais barato. Eu tenho comprado em outros lugares também, mas alguns produtos eu consigo encontrar mais barato, não é muita diferença, mas já ajuda bastante no final do mês”.

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia