Exportação de carne suína do Brasil deve superar expectativa, aponta ABPA

Publicado em 15/05/2020 13:24

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne suína do Brasil em 2020 deverão superar as expectativas iniciais, enquanto que os embarques da proteína de frango também crescerão pela forte demanda da China, segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Em videoconferência nesta sexta-feira, ele estimou os embarques brasileiros de carne suína entre 900 mil e 1 milhão de toneladas em 2020, o que representaria um crescimento de 33% ante 2019.

Em dezembro, a associação previra alta de ao menos 15% nas exportações de suíno.

Já os embarques de carne de frango devem seguir firmes, ficando entre 4,3 milhões e 4,5 milhões de toneladas em 2020, previsão estável ante a divulgada no final do ano passado, que já apontava aumento de até 7% em relação a 2019.

Segundo o executivo, a demanda por carnes da Ásia está forte, uma vez que a China precisar lidar com a escassez de proteína causada pela peste suína africana, que resultou em uma redução drástica do plantel no maior consumidor global de carne de porco.

Santin disse ainda que a demanda asiática tem ajudado a compensar a queda na demanda no mercado local, afetado pelos impactos da pandemia da Covid-19.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia