A CP Foods da Tailândia espera um ano recorde de lucros devido aos altos preços dos suínos

Publicado em 14/05/2020 11:35

O maior agronegócio da Tailândia, Charoen Pokphand Foods Pcl (CPF), espera ter o melhor ano de todos os tempos devido ao aumento dos preços da carne suína e planos de expansão na América do Norte, disse seu executivo-chefe na quinta-feira.

Os preços da carne de porco subiram à medida que a disseminação da peste suína africana na Ásia criava uma escassez de oferta.

"Este poderia ser o nosso melhor ano ... porque os preços da carne de porco estão muito bons e os preços do frango estão se recuperando, e uma medida mais fácil de bloqueio permitirá a abertura dos restaurantes", disse Prasit Boonduangprasert em uma entrevista coletiva.

Os preços da carne suína no Vietnã quase dobraram desde o início da peste suína africana nos últimos dois anos, disse ele.

A CPF, cujas empresas abrangem alimentos para animais, fazendas e alimentos, registrou um lucro líquido de 6,11 bilhões de baht (US $ 190 milhões) entre janeiro e março, um aumento de 43% em relação ao ano anterior e um lucro trimestral recorde devido aos altos preços da carne suína no Vietnã e Camboja.

A CPF começou a obter receita no primeiro trimestre da produtora canadense Hylife, que adquiriu no ano passado, e também se beneficiou da queda nos preços de matérias-primas, como o milho, disse seu CEO.

Este ano, a CPF espera investir cerca de 20 bilhões de baht, excluindo fusões e aquisições, e planeja expandir seus negócios de carne suína no Canadá e nos Estados Unidos, onde viu a crescente demanda chinesa por carne suína, já que a peste suína reduziu a oferta na China.

"Nós podemos exportar carne de porco para a China do Canadá", disse Prasit.

A peste suína africana chegou à China em 2018, matando milhões de porcos no maior produtor mundial de suínos e se espalhando para muitos outros países da Ásia, incluindo o Vietnã e as Filipinas. As muitas pequenas fazendas da Ásia, onde os padrões de higiene costumam ser baixos, foram atingidas especialmente.

Prasit também disse que a CPF planeja expandir sua frota de entrega para apoiar a distribuição de refeições prontas na Tailândia para 500 bicicletas, de cerca de 100 atualmente.

A empresa pretende manter uma margem bruta de cerca de 18%, vista em todos os seus negócios no primeiro trimestre e acima de 14% um ano antes, por mais um a dois anos, disse ele.

A CP manterá sua meta de receita em 2023 de 800 bilhões de baht, crescendo cerca de 8 a 10% a cada ano, com operações no exterior contribuindo com 75% da receita dos atuais níveis de 68%, disse ele.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia