Carne de frango teve bom desempenho tanto no mercado interno quanto externo em 2019

Publicado em 14/05/2020 10:07
Consumo per capita subiu 2,02%, enquanto as exportações aumentaram 2,75% em volume e 6,43% em faturamento

De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal detalhando o desempenho do país em 2019 e trazendo dados desde 2010, divulgado esta semana, a carne de frango teve aumento na produção, e avançou também nos volumes exportados e nos rendimentos obtidos no mercado externo.

Para o mercado externo no ano passado, o Brasil ficou na liderança como exportador, com 4.214 mil toneladas enviadas, avanço de 2,75% em relação a 2018. A receita em milhões de dólares também cresceu, 6,43%, chegando a US$ 4.214 milhões de dólares. 

A produção brasileira de carne de frango também aumentou em 2019, ultrapassanto os níveis de produção de 2011, o maior até então na série, registrada de 2010 a 2019. Em 2019, foram produzidas 13,245 mil toneladas, avanço de 3,03% em relação ao ano anterior.

O alojamento de matrizes de corte passou de 48.426.232 cabeças em 2018 para 51.526.181 no ano passado, um aumento de 6,4%.

No ano de 2019, a produção de frango no Brasil deixava no mercado nacional 68% do total, enquanto 32% iam para exportação. O consumo per capita na medida de quilos consumidos por habitante subiu 2,02% em 2019, quando comparado a 2018, chegando a 42,84 kg/habitante. 

Em relação aos abates, o Paraná ficou em primeiro lugar no ranking no ano passado, concentrando 34,69%, seguido por Santa Catarina, com 15,40% dos abates e pelo Rio Grande do Sul, responsável por 14,32%. 

Dos produtos exportados, 67% foram cortes da ave, número que aumentou 3,42%, e 26% foram o frango inteiro, que teve uma redução de 1,14% no ano passado, em comparação a 2018. 

Paraná e Santa Catarina lideraram as exportações de produtos de frango, representando, respectivamente, 39,13% e 30,53% dos embarques em 2019. Os principais parceiros comerciais do Brasil para o comércio de frango estão no continente asiático, que adquiriu em 2019 37,53% do produto nacional e no Oriente Médio, com 34,39%. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

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