Instituto Agrícola da Colômbia pede a produtores que não usem medicamentos veterinários sem registro

Publicado em 11/05/2020 09:03

O Instituto Agrícola da Colômbia, (ICA) está orientando os produtores de animais e a comunidade em geral a usar medicamentos e outros produtos veterinários, como testes homeopáticos, cosméticos, fitoterápicos e de diagnóstico, somente quando estes tenha o registro do instituto. 
 
Segundo a entidade, o uso de produtos veterinários que não foram avaliados e aprovados pela ICA colocam em risco a vida de animais e pessoas, por serem medicamentos fabricados de forma clandestina e fraudulenta, sem controle de qualidade. Além disso, o consumidor não conhece os insumos utilizados e as condições higiênicas de sua preparação. 
 
“Devido à situação atual que o mundo está passando, empresas clandestinas começam a comercializar produtos para desinfetar as áreas de contato de animais de estimação com o meio ambiente, ignorando a formulação do produto, expondo os animais a lesões de pele, envenenamentos, entre outros. outras conseqüências de alto risco para a saúde e que, além disso, geram excedentes de custos no tratamento e gerenciamento de lesões pelos proprietários que usam esses produtos ”, afirmou Aura María Pulido, diretora técnica de Segurança e Suprimentos Veterinários da ICA. 
 
Dada a necessidade do setor farmacêutico veterinário, produtores de gado e donos de animais devem ter esse tipo de produtos veterinários que contribuam para o controle da pandemia pelo COVID-19, a ICA continua trabalhando para avaliar rapidamente a pedidos de registro e emissão de licenças legais de vendas para comercialização.
 
O funcionário lembra aos produtores de gado e ao público em geral que os medicamentos para uso animal são apenas para animais e devem ser prescritos por um médico veterinário e / ou veterinário zootécnico nos casos necessários. De maneira alguma eles podem ser usados em humanos. 
 
Um estudo sobre medicamentos ilegais para uso veterinário, realizado por A HealthforAnimals (Associação Mundial de Medicamentos para Animais) , estima perdas anuais para a indústria farmacêutica entre um bilhão e 2 bilhões de dólares e, além disso, alerta para o crescimento de um mercado negro de medicamentos para animais de estimação na União Europeia (UE) . 
 
Também explica que esses medicamentos estão presentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, que têm efeitos negativos na resistência antimicrobiana (RAM), no controle de doenças transmitidas por animais e na segurança e proteção de alimentos destinados a consumo humano. 
  
Risco de usar medicamentos para uso veterinário sem registro da ICA: 

Contenha uma quantidade diferente do ingrediente ativo original. 
Contêm ingredientes ativos totalmente diferentes. 
Contêm ingredientes tóxicos. 
Leve os dados do fabricante falsificados na embalagem. 
Foram completamente reembalados. 
Ter sido produzido em condições que não cumprem com o Bem      
Práticas Atuais de Fabricação. 
Não tendo sido transportado e armazenado corretamente. 
Desenvolvimento de patologias inerentes ao medicamento sem registro da ACI

Como saber o que é um produto fraudulento: 
Sem registro da ICA. 
Nenhum número de lote.  
Sem data de validade.  
Alterações são encontradas. 
Data de vencimento ou validade expirada.  
O registro da ACI não corresponde ao medicamento. 
Letras impressas de forma ilegível. 
Ortografia incorreta das informações de rotulagem. 
Qualidade duvidosa do sistema de embalagem e fechamento. 

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango 'estacionam' nesta sexta-feira (29)
Suínos: predomínio de estabilidade nas cotações nesta sexta-feira (29)
Levantamento da ABCS registra recorde na suinocultura goiana
Ovos/Cepea: Cotações dos ovos brancos seguem estáveis pela 6ª semana
Frango/Cepea: Médias da carne são as maiores em dois anos
Frango: mercado termina a quinta-feira (28) registrando tímidas altas
undefined