Desempenho do frango (vivo e abatido) na 19ª semana de 2020

Publicado em 11/05/2020 08:40

A chegada dos salários do mês mas, sobretudo, a preparação para o Dia das Mães (comemorado ontem, 10) firmou o mercado de aves vivas e abatidas. A ponto de propiciar, após mais de 30 dias de preço inalterado, breve reajuste nas cotações do frango vivo, situação que se estendeu a São Paulo e Minas Gerais.

A melhora do frango vivo foi sendo observada no decorrer da semana: a cada dia aumentava a demanda, ao mesmo tempo em que se observava a redução dos negócios com desconto. Mas o ajuste – de 10 centavos – só ocorreu no sábado (9), o que significa que as aves processadas hoje nos abatedouros paulistas e mineiros foram comercializadas por R$3,00/kg, mesmo preço registrado por curtíssimo período há pouco mais de um mês (entre 31 de março e 4 de abril).

O frango abatido acompanhou no mesmo ritmo essa valorização. Tanto que em São Paulo encerrou a semana de negócios (sexta-feira, 8) cotado por um valor médio mais de 5% superior ao registrado no fechamento da semana anterior. Mesmo assim – é impossível ignorar – completou o período alcançando, nominalmente, o mesmo valor registrado um ano atrás pelo frango vivo.

Na prática, pois, o frango abatido completou o primeiro decêndio de maio com um ganho mínimo (+0,28%) sobre a média do mês anterior, mas com perda de mais de 17% sobre a média de maio de 2019.

Já o frango vivo continua com resultado negativo tanto em relação ao mês anterior (menos 0,34%) como ao mesmo mês do ano passado (redução de 19,17% sobre maio de 2019).

Por ora, prevalece a expectativa de que a recomposição de preços prossiga à medida que o mês avança. De toda forma, ainda permanece uma indagação: o pequeno movimento de valorização observado é decorrência, já, da adequação da oferta ou efeito, apenas, da data ontem comemorada?

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia