Surtos de Influenza Aviária aumentam as preocupações da avicultura no mundo

Publicado em 19/03/2020 09:38

H5N1, H5N2, H5N5, H5N6, H5N8, H6N1... As siglas identificadoras dos vários subtipos de Influenza A responsáveis pela Influenza Aviária são amplamente conhecidas de toda a avicultura. O que não se conhecia era a manifestação conjunta de vários deles praticamente a um só tempo.

As notícias sobre a ocorrência simultânea de subtipos distintos vêm de vários países do Hemisfério Norte – asiáticos, mas também europeus: Taiwan (com cinco focos recentes desencadeados por três subtipos diferentes), Filipinas, Índia, Bulgária (em menos de 30 dias, seis focos diferentes de H5N8), Polônia (32 surtos só neste ano), Alemanha (novamente o H5N8) e, entre outros, a Irlanda. Com um foco que, suspeita-se, envolve o H6N1, mas que as autoridades sanitárias irlandesas decidiram não notificar à OIE, pois consideram tratar-se de “um tipo de vírus não notificável”.

O fato é que, juntamente com um problema sanitário que envolve toda a humanidade – a Covid-19 – o setor avícola agora tem que dar a máxima atenção a uma doença que, na década passada, impingiu pesados prejuízos à avicultura mundial.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia
Ovos/Cepea: Com sobra nas granjas, preço segue em queda
Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)