Surtos de Influenza Aviária aumentam as preocupações da avicultura no mundo

Publicado em 19/03/2020 09:38

H5N1, H5N2, H5N5, H5N6, H5N8, H6N1... As siglas identificadoras dos vários subtipos de Influenza A responsáveis pela Influenza Aviária são amplamente conhecidas de toda a avicultura. O que não se conhecia era a manifestação conjunta de vários deles praticamente a um só tempo.

As notícias sobre a ocorrência simultânea de subtipos distintos vêm de vários países do Hemisfério Norte – asiáticos, mas também europeus: Taiwan (com cinco focos recentes desencadeados por três subtipos diferentes), Filipinas, Índia, Bulgária (em menos de 30 dias, seis focos diferentes de H5N8), Polônia (32 surtos só neste ano), Alemanha (novamente o H5N8) e, entre outros, a Irlanda. Com um foco que, suspeita-se, envolve o H6N1, mas que as autoridades sanitárias irlandesas decidiram não notificar à OIE, pois consideram tratar-se de “um tipo de vírus não notificável”.

O fato é que, juntamente com um problema sanitário que envolve toda a humanidade – a Covid-19 – o setor avícola agora tem que dar a máxima atenção a uma doença que, na década passada, impingiu pesados prejuízos à avicultura mundial.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
undefined