Desempenho exportador das carnes em fevereiro de 2020

Publicado em 03/03/2020 08:33

Em fevereiro, com apenas 18 dias úteis, os embarques de carnes in natura ficaram próximos das 500 mil toneladas, aumentando 7,55% em relação ao mês anterior (22 dias úteis em janeiro/20) e 12,13% em relação ao mesmo mês do ano passado (20 dias úteis em fevereiro de 2019).

A maior contribuição para esse aumento de volume veio da carne de frango, que registrou incremento mensal e anual de 7,55% e 12,13%, respectivamente. O volume de carne suína registrou aumento anual de quase 27%, mas recuou (perto de 2%) em relação ao mês anterior. Já os embarques de carne bovina enfrentaram queda – mensal, de quase 5,5%; anual, de pouco mais de 4%.

Como ocorreu anteriormente em períodos de forte valorização do dólar, as três carnes sofreram redução de preço em relação ao mês anterior. Já em termos anuais as carnes suína e bovina mantêm significativa alta – de quase 25% e de 19%, respectivamente – enquanto a carne de frango registra redução de preço também em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em termos de receita, as carnes bovina e suína registraram queda em relação ao mês anterior – de, respectivamente, 5,98% e 14,20%. Ou seja: apenas a carne de frango obteve aumento de receita – de 3,53%, índice insuficiente para impedir que a receita global das três carnes fechasse o mês com queda mensal de pouco mais de 6%.

No entanto, na comparação com fevereiro de 2019, o incremento foi geral, o mês sendo fechado com um aumento global de receita superior a 15%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
Com menor oferta de animais, preços da suinocultura independente registram ganhos em São Paulo e Santa Catarina
Ovos: Com valorização mais intensa que o milho, a relação de troca melhora para o avicultor de postura
Frango/Cepea: Poder de compra frente ao milho é o menor desde abr/23
undefined