Suínos: relação de troca por insumos aumenta

Publicado em 23/01/2020 10:04

O poder de compra dos suinocultores do interior do estado de São Paulo diminuiu frente aos principais insumos utilizados na atividade: milho e farelo de soja. Segundo colaboradores do Cepea, esse cenário está atrelado ao aumento dos preços desses insumos e à desvalorização do suíno vivo. Já no interior de Santa Catarina, o poder de compra do suinocultor diminuiu apenas frente ao milho, mas aumentou frente ao farelo de soja.

O preço do suíno iniciou janeiro em patamar elevado, mas a combinação do período de férias escolares com o aumento dos gastos da população reduziu a liquidez e pressionou as cotações. Quanto aos insumos, conforme levantamento da Equipe Grãos/Cepea, mesmo com o início da colheita no Sul, a disponibilidade interna de milho segue restrita, ao mesmo tempo em que a demanda doméstica pelo cereal se mantém firme. Para o farelo de soja, as movimentações estão distintas dentre as regiões acompanhadas.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)