OIE notifica focos de gripe aviária na Ucrânia, na República Checa e na África do Sul

Publicado em 21/01/2020 11:22

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) notificou a identificação dos primeiros focos de gripe aviária na Ucrânia, na República Checa e na África do Sul. Na República Checa e na África do Sul, o vírus identificado foi o H5N8 - considerado altamente patogênico pelos organismos de saúde -, enquanto na Ucrânia, o vírus verificado foi o H5. A fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida, de acordo com a OIE.

Na Ucrânia, conforme a OIE, o surto foi detectado em uma granja na cidade de Vinnitsa. O caso foi confirmado na segunda-feira pelo governo local e levou ao abate sanitário de 98 mil animais. O foco é o primeiro confirmado no país após três anos de erradicação da doença.

Já na República Checa, 15 animais foram eliminados em virtude do contato com o vírus. O surto foi detectado em uma granja na província de Vysocina e foi confirmado na segunda-feira pelo governo local.

Dois focos foram encontrados na África do Sul, na província de Western Cape, e levaram ao descarte sanitário de 7.577 aves, segundo informações do governo local repassadas à OIE.

Além dos casos reportados nesta terça-feira, a OIE já confirmou a verificação do surto na Romênia, Polônia, Índia, Eslováquia, Hungria e China. Os avisos de notificação da organização sobre a ocorrência da doença se acentuaram desde o início do ano.

Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China informou também que novos focos da doença foram verificados no país. Estima-se que 1,1 mil cisnes já foram eliminados na província de Xinjiang e na região autônoma de Xinjiang Uygur pela contaminação com o vírus H5N6.

Alemanha notifica primeiro foco da doença em ave selvagem

O Ministério da Agricultura da Alemanha informou nesta terça-feira a identificação do primeiro foco de gripe aviária no país. De acordo com a pasta, o surto foi detectado em um ganso selvagem no Estado de Brandemburgo - leste do país, região fronteira com a Polônia.

O vírus identificado foi o H5N8 - considerado altamente patogênico pelos organismos de saúde. "Atualmente, na Alemanha, este é um caso individual, não envolvendo aves domésticas", disse o Ministério Federal da Agricultura, em comunicado divulgado para a imprensa.

Na Europa, focos da doença já foram verificados na Romênia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Ucrânia e República Checa desde o início de janeiro.
 

Por: Isadora Duarte
Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)