Ucrânia relata primeiro caso de gripe aviária H5 em três anos

Publicado em 21/01/2020 10:16

 A Ucrânia registrou um surto de gripe aviária de alta patogenicidade em uma fazenda na parte centro-oeste do país, o primeiro em quase três anos, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na segunda-feira (20).

Citando um relatório dos serviços veterinários da Ucrânia, a OIE, com sede em Paris, disse que o vírus era do sorotipo H5, mas não deu mais detalhes.

O vírus H5N8, freqüentemente transmitido por aves selvagens migratórias, se espalhou pelo leste da Europa nas últimas semanas, atingindo fazendas e aves domésticas na Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria.

A Alemanha disse na segunda-feira (20) que havia detectado um caso de gripe aviária H5N8 em uma ave selvagem, acrescentando que nenhuma ave nas fazendas estava envolvida.

O surto ucraniano matou 4.856 aves de um bando de 98.000 em Vinnitsa, informou a OIE. O resto do rebanho foi abatido, acrescentou.

A virulência de vírus altamente patogênicos da gripe aviária já levou países a barrar a importação de aves provenientes de áreas infectadas.

Embora alguns vírus da gripe aviária tenham infectado aves e pessoas, a cepa H5N8 nunca foi relatada em humanos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)