Ucrânia relata primeiro caso de gripe aviária H5 em três anos
A Ucrânia registrou um surto de gripe aviária de alta patogenicidade em uma fazenda na parte centro-oeste do país, o primeiro em quase três anos, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na segunda-feira (20).
Citando um relatório dos serviços veterinários da Ucrânia, a OIE, com sede em Paris, disse que o vírus era do sorotipo H5, mas não deu mais detalhes.
O vírus H5N8, freqüentemente transmitido por aves selvagens migratórias, se espalhou pelo leste da Europa nas últimas semanas, atingindo fazendas e aves domésticas na Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria.
A Alemanha disse na segunda-feira (20) que havia detectado um caso de gripe aviária H5N8 em uma ave selvagem, acrescentando que nenhuma ave nas fazendas estava envolvida.
O surto ucraniano matou 4.856 aves de um bando de 98.000 em Vinnitsa, informou a OIE. O resto do rebanho foi abatido, acrescentou.
A virulência de vírus altamente patogênicos da gripe aviária já levou países a barrar a importação de aves provenientes de áreas infectadas.
Embora alguns vírus da gripe aviária tenham infectado aves e pessoas, a cepa H5N8 nunca foi relatada em humanos.