Suinos: ACCS divulga nota de esclarecimento sobre trânsito de animais

Publicado em 11/11/2019 10:58

ESCLARECIMENTO | Assegurar a sanidade não é discriminação!

Recentemente, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), encaminhou uma nota repúdio à Secretaria de Estado Secretaria da Agricultura, da Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, por causa da Portaria do estado de Santa Catarina que determina restrições para entrada, saída e circulação de caminhões transportando animais, produtos e subprodutos de origem animal, procedentes dos Estados do Nordeste, como medida de prevenção à entrada da Peste Suína Clássica (PSC).

>> VIDEO DA NOTÍCIA: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=7Mx0mdRQTh0&feature=emb_title
 
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, defende a ação executada pela Secretaria de Agricultura de Santa Catarina para preservar o status sanitário da produção livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica, com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal. “Precisamos eliminar qualquer situação que coloque em risco a nossa sanidade. Qualquer problema dessa natureza seria catastrófico para os nossos produtores, agroindústrias, Estados e País”, alerta Losivanio.
 
Números de Santa Catarina
 
Em Santa Catarina são quase 13 milhões de suínos produzidos anualmente (a partir de 452 mil matrizes) para abate industrial, ou seja, 26% da produção nacional. Aproximadamente 60% de toda a exportação brasileira são provenientes de SC.
 
Responde por mais de um terço dos abates totais e por 40% dos abates industriais. Até 2020 crescerá entre 10% e 12% para 14,5 milhões de cabeças/ano com plantel permanente de 500 mil matrizes no campo. Esses números ganham vida e expressão quando cotejados com a pequena base territorial: Santa Catarina representa apenas 1,12% do território nacional. A dimensão social da suinocultura sobressai-se pelos 65 mil empregos diretos e 145 mil indiretos que gera em território barriga-verde. 

Fonte: ACCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)