França vê crise de gripe aviária perto do fim após menor propagação de casos

Publicado em 20/03/2017 14:53

PARIS (Reuters) - A propagação de um severo vírus de gripe aviária que tem devastado a indústria de patos do sudoeste da França desde o fim do ano passado perdeu força nas últimas duas semanas, sugerindo que a crise pode estar acabando, disse o ministro da Agricultura nesta segunda-feira.

A França, que tem o maior bando de aves da Europa, tem estado entre os países mais gravemente atingidos pelo altamente contagioso vírus de gripe aviária H5N8 que se propagou por Europa, Oriente Médio e África.

"Tudo sugere que logo estaremos no fim desse surto. O número de casos suspeitos está em declínio acentuado", disse o ministro da Agricultura da França, Stephane Le Foll, a repórteres.

Cerca de 465 surtos de H5N8 foram detectados e 4 milhões de aves abatidas por conta do vírus, principalmente no sudoeste da França, que abriga a maioria dos produtores de foie gras.

A produção de frangos, menos exposta ao vírus H5N8, foi retomada em algumas regiões onde considera-se que o vírus está sob controle e a área será gradualmente estendida para a maior parte do sudoeste nas próximas semanas, disse Le Foll.

Produtores de pato poderão resumir sua produção nas áreas restritas até o fim de maio, no máximo, como planejado inicialmente, se a situação continuar estável.

(Por Sybille de La Hamaide)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)