Em São Paulo frango vivo surpreende e obtém ajuste de preço
Nesta segunda-feira (13), as negociações com o frango vivo no interior paulista transcorreram no mesmo ambiente firme observado no último sábado. A ocorrência foi propícia aos produtores, que pleitearam e obtiveram ajuste de cinco centavos.
Assegurando, agora, o retorno à cotação de R$2,75/kg, o aumento de ontem surpreendeu. Por, pelo menos, três razões. Primeiro, por ter ocorrido numa segunda-feira, dia em que, normalmente, os abatedouros avaliam o desempenho de seu produto no final de semana e, por isso, recorrem pouco ao mercado de aves vivas.
O segundo fator de surpresa é o período do mês em que o ajuste ocorre: final da primeira quinzena, ocasião em que os negócios, já mornos, começam a esfriar. Não, porém, desta vez - parece.
Por fim, surpreende o fato de esta recuperação de preço estar sendo registrada em plena Quaresma, período pouco propício ao comércio de carnes em geral. Haja vista que, de 1º de março para cá, recuaram os preços dos suínos e do boi em pé. Ou seja: o frango vivo é a exceção da vez.
Leia a notícia na íntegra no site do AviSite