Países asiáticos limitam importações de frango dos EUA após caso de gripe aviária

Publicado em 07/03/2017 16:09

SEUL/CHICAGO (Reuters) - Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Hong Kong limitaram as importações de carne de frango dos Estados Unidos após os norte-americanos terem detectado seu primeiro caso do ano de gripe aviária em uma granja comercial, disseram autoridades.

A Coreia do Sul suspenderá as importações de frango e ovos dos EUA após um tipo do vírus de gripe aviária H7 ter sido confirmado no domingo em um criadouro de frangos no Tennessee, disse o Ministério da Agricultura do país asiático.

Japão e Taiwan suspenderão as importações do Estado, enquanto Hong Kong irá suspender as importações do condado do Tennessee onde as aves infectadas foram encontradas, disse James Sumner, presidente do grupo da indústria USA Poultry & Egg Export Council.

Os limites reduzirão o potencial de grandes companhias de frango dos EUA, como Tyson Foods e Pilgrim's Pride, de vender para o exterior.

A suspensão de importação pela Coreia do Sul entrou em vigor na segunda-feira, disse o Ministério da Agricultura em nota. Frangos vivos e ovos estão sujeitos à suspensão, enquanto carne de frango termoprocessada e produtos derivados de ovos ainda podem ser importados, disse a nota.

Os embargos aos norte-americanos abrem espaço para compras do produto do Brasil, o maior exportador global de carne de frango.

(Por Jane Chung Tom Polansek; reportagem adicional de Redação Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RS: Agricultura continua vigilância ativa em região com foco confirmado de doença de Newcastle
Doença de Newcastle: MAPA diminui de 35 para 8 os países restritos com suspensão das importações de carnes de aves do Rio Grande do Sul
Mais dois casos de suspeita de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus
Suínos/Cepea: Preços têm movimentos distintos
Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio
Em meio à maioria das cotações estáveis, frango no atacado paulista tem leve queda nesta quarta-feira (24)