OMS pede que países intensifiquem monitoramento de gripe aviária

Publicado em 23/01/2017 08:11

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo nesta segunda-feira a todos os países para que monitorem de perto surtos de gripe aviária em criações e animais na natureza, e que informem rapidamente sobre quaisquer casos em seres humanos, alertando que "não podemos perder os primeiros sinais".

"Só desde novembro do ano passado cerca de 40 países registraram novos surtos de gripe aviária altamente patogênica em criações e pássaros na natureza. A expansão rápida da distribuição geográfica desses surtos e o número de cepas do vírus atualmente em circulação colocaram a OMS em alerta elevado", disse a chefe da OMS, Margaret Chan, ao conselho da agência da ONU em Genebra.

Na China, houve um "aumento repentino e profundo" de casos em seres humanos do H7N9 desde dezembro, e a OMS não foi capaz de descartar uma disseminação humano-humano em dois casos, apesar de não ter sido detectada disseminação sustentada até o momento, afirmou Chan.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas