Japão sacrifica aves após novo surto de gripe aviária

Publicado em 21/12/2016 12:11

TÓQUIO/MANILA (Reuters) - Uma cepa virulenta de gripe aviária espalhou sua sombra no nordeste da Ásia fazendo com que o Japão sacrificasse frangos em uma ilha do sul, dias após o abate de centenas de milhares de aves, a cerca de 2.400 quilômetros para o norte.

No sexto surto de gripe no Japão desde o final de novembro, as autoridades de Kyushu disseram que mataram pouco mais de 120 mil frangos depois que o vírus H5 foi detectado em uma fazenda. A ilha fica próxima à Coreia do Sul, que ordenou um abate recorde de 20 milhões de aves desde o primeiro relato do vírus H5N6, há pouco mais de um mês.

A rápida disseminação do vírus movimentou funcionários de saúde em toda a Ásia, que lutam para conter surtos, enquanto a indústria avícola se prepara para grandes perdas financeiras. Com a Coreia do Sul do outro lado do Mar Amarelo, a preocupação dos fazendeiros do continente ficaram maiores depois que Hong Kong relatou uma primeira infecção humana da temporada, um caso da cepa H5N7.

"O risco de infecção humana é considerado baixo, mas os vírus da gripe estão em constante mudança, por isso devemos permanecer vigilantes", disse a Organização Mundial de Saúde, por e-mail, ao responder perguntas da Reuters sobre o surto.

O último grande surto na China continental em 2013 matou 36 pessoas e causou perdas de cerca de 6,5 bilhões de dólares para o setor agrícola.

(Reportagem de Osamu Tsukimori em Tokyo e Manolo Serapio Jr na Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas