Frango vivo: Vendas da carne seguem baixas e preços continuam pressionados
Os preços do frango vivo no mercado independente encerraram mais um dia sem modificações. São mais de dois meses de estabilidade ao produtor, devido ao fraco desempenho no atacado e varejo.
Em São Paulo a referência completa a décima semana de manutenção em R$ 3,10 o quilo. Já em Minas Gerais a cotação permanece em R$ 3,30/kg.
Depois de atingir recordes nominais no atacado em outubro, os preços recuaram, ampliando a competitividade frente às demais proteínas.
Veja mais:
>> Dinamarca exige que frangos sejam isolados por ameaça de gripe aviária; Alemanha pode seguir
>>Tributação excessiva e logística deficiente atrapalham expansão da avicultura industrial
Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), "a carne de frango está custando 5,57 reais a menos que a bovina, ante uma diferença de 5,49 reais em outubro. Em relação à carne suína, a de frango também está mais competitiva", declaram os analistas do Centro.
A expectativa, porém, é de que o pagamento dos décimos terceiros salários, férias, contratações temporárias e o período festivo do final de ano, possam retomar a curva de crescimento do consumo e, consequentemente, refletir positivamente no pagamento aos produtores independentes.