Produção leiteira cresce cerca de 30% na região norte do Paraná

Publicado em 23/08/2016 09:45

A produção de leite da regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã ( no Vale do Ivaí - Norte do Paraná) cresceu a uma taxa de 29,39% desde 2010. Conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), nos 15 municípios do Vale do Ivaí que fazem parte da área de abrangência do escritório regional da Seab foi produzido no ano passado 79.8 milhões de litros de leite. 

m 2010 a produção na região era de 61,4 mi de litros. Conforme o Deral, a boa alimentação, aliada ao melhoramento genético do rebanho e as técnicas avançadas de ordenha foram os fatores fundamentais para que os produtores aumentassem a produção regional. De acordo com o engenheiro agrônomo, Randolfo Oliveira, do Deral, os produtores de leite da região passaram a enxergar o leite como um negócio mais profissional . 

“Investindo em genética, alimentação de qualidade e mão de obra mais qualificada”, destaca Oliveira.Segundo ele, o crescimento é resultado também do programa Leite da Criança do Governo do Estado, que demandou mais qualidade na produção. “Os laticínios passaram a exigir do produtor mais qualidade do leite. A prática de produção aprendida antes com os pais e até mesmo com os avôs, já não se mostravam tão eficientes e novas tecnologias tiveram que fazer parte do cotidiano dos produtores”, assinala Oliveira. 

Leia a notícia na íntegra no site TNOnline

 

Fonte: TNOnline

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango brasileiro segue firme nos países árabes Frango brasileiro segue firme nos países árabes
Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando' Preço pago por tonelada da carne de frango exportada na terceira semana de abril segue 'patinando'
Faturamento com exportações de carne suína em 13 dias úteis chega a 83,94% do total de abril/24
Primeiro trimestre registra 13% de crescimento nas exportações da avicultura gaúcha
Cenário para avicultura de corte e suinocultura devem seguir favoráveis, apesar de custos mais altos com milho
Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango