2016: MAPA estima oferta interna de frango em 46,2 kg per capita
Em seu mais recente Sumário Executivo de Comercialização e Abastecimento, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura aponta – na edição relativa ao Complexo Carnes e com base em estimativas iniciais da Conab – que em 2016 a disponibilidade interna de carne de frango pode chegar aos 46,2 kg per capita, aumentando pouco mais de 1% em relação a 2015.
A projeção parte de um alojamento de pintos de corte estimado em 6,750 bilhões de cabeças, o suficiente para produzir [pouco mais de] 14 milhões de toneladas de carne de frango. Deduzidas daí exportações da ordem de 4,510 milhões de toneladas, resta no mercado interno volume ligeiramente superior a 9,5 milhões de toneladas. Com a população brasileira prevista em 206,1 milhões de habitantes, a disponibilidade interna fica muito próxima dos 46,2 kg per capita.
Datada dos primeiros meses do ano, a projeção da Conab tinha sentido naquela ocasião. Porque, então, a produção e o alojamento de pintos de corte (parâmetros básicos dessas estimativas) vinham se expandindo a médias elevadas, superiores a 5% ao ano.
Leia a notícia na íntegra no Avisite