Mercado chinês tornou-se principal destino da carne de frango brasileira
Há pouco mais de um mês, ao analisar o resultado das exportações de carne de frango dos cinco primeiros meses de 2016, o AviSite observou que “a posição ocupada há décadas pela Arábia Saudita como país líder na importação de carne de frango do Brasil (com alguma alternância episódica com o Japão) pode ter novo ocupante até o fechamento do corrente semestre”.
Dito e feito. Pois, compilados os dados relativos aos seis primeiros meses do corrente exercício, a constatação é a de que, embora por pequena diferença quanto ao volume, o mercado chinês (China continental + Hong Kong) tornou-se o principal destino da carne de frango brasileira. Além disso, principal gerador da receita cambial do produto. Aos números:
No semestre, a Arábia Saudita manteve seu tradicional primeiro posto: aumentou suas compras em 5,5% e recebeu 379.765 toneladas do produto. Mas o produto exportado diretamente para a China e/ou através de Hong Kong somou 380.649 toneladas. Assim, por diferença inferior a mil toneladas, o mercado chinês assumiu a liderança.
Leia a notícia na íntegra no Avisite.