CCAS destaca boas práticas na produção leiteira

Publicado em 18/07/2016 14:42
Gestão de qualidade, treinamento de funcionários, armazenamento correto de alimentos são algumas dicas para o produtor

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) debateu sobre “Boas práticas na produção leiteira” e apresentou aos produtores uma série de cuidados para garantirem uma gestão de qualidade, entre eles: treinamento de funcionários, armazenamento correto dos alimentos, remédios e produtos químicos, sensibilização para uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), controle de dejetos e rastreabilidade dos procedimentos.

“As técnicas já existem, mas é preciso colocá-las em prática. As boas práticas estão ligadas aos hábitos adotados nas fazendas. Não é fácil mudar aquilo que é feito todos os dias, há anos. Sugerimos que as mudanças sejam feitas gradativamente, mas é necessário adotar essas ações para garantir uma produção de qualidade e rentável”, destaca Roberta Züge, conselheira do CCAS e médica veterinária doutora.

Roberta ministrou palestra durante o Fórum das Cadeias Produtivas, realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá durante a 52ª Expoagro Inovadora.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Fonte: CCAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estabilidade predomina nas cotações do mercado do frango nesta terça-feira (23)
Em Santa Catarina, Secretaria da Agricultura recomenda reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Suínos: terça-feira (23) fecha com leves altas para as cotações do animal vivo
Ovos brancos são o destaque da semana (22 a 26/07) no atacado da CEAGESP
Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul estabelece barreiras sanitárias para conter foco de doença de Newcastle
Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações