Frango Vivo: Após queda de preços em Minas Gerais, cotações fecham estáveis nesta 4ª feira
Após diversas baixas, as cotações para o frango vivo encerraram estáveis nesta quarta-feira (27). O mercado vem registrando quedas de preços há algumas semanas, apesar da necessidade de reajustes. Com o período de menor consumo – historicamente na segunda quinzena do mês -, as cotações não conseguem registrar reação.
Com isso, após as recentes baixas de preços em Minas Gerais, a referência de preços para a praça é de R$ 2,35/kg. Já em São Paulo, as cotações estão acomodadas há alguns dias e seguem em R$ 2,60/kg, apesar da tendência baixista.
Segundo analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, há um aumento na oferta de animais disponíveis, o que tem sido fator de pressão. “Há evidentes sintomas de excedente de oferta no mercado interno, mesmo que a demanda não seja um problema”, afirmou o analista.
Apesar dos custos de produção terem registrado ligeira melhora em março, de acordo com levantamento da Embrapa Suínos e Aves, o cenário ainda é de preocupação. O ICPFrango/Embrapa chegou a 214,78 pontos em março, o que representa uma baixa de 4,48% em relação ao levantamento de fevereiro deste ano. Por outro lado, no acumulado do ano, a alta é de 21,41%.
Um dos principais fatores no aumento dos custos nos últimos meses é a alta de preços para o milho, além da escassez na oferta do cereal. Medida que levou o governo brasileiro a retirar as taxas de importação de países fora do Mercosul. Segundo o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, a medida não deve ter impacto, pois produtores darão preferências para países vizinhos devido ao custo.