Frango Vivo: SP e MG registram nova baixa de preço nesta 4ª feira

Publicado em 13/04/2016 18:16

O preço do frango vivo pago ao produtor independente sofreu novo recuo nesta semana em São Paulo e Minas Gerais. Com a queda de R$ 0,05 ambas as praças estão com preço de comercialização em R$ 2,75/kg.

Em Minas Gerais esse é o quinto recuo consecutivo, já que os preços sofreram baixas desde a última sexta-feira (08), segundo dados da AVIMIG. Já a praça paulista apresentou desvalorização no início da semana, e voltou a retrair nesta quarta-feira.

As desvalorizações têm sido observados após o mercado ter mantido várias semanas de estabilidade e em um período onde tipicamente a demanda pela carne de frango é maior. Para o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, esse cenário reflete um volume de oferta acima da demanda.

O intenso alojamento de pintos em janeiro, 6% na comparação com o ano anterior, exige um escoamento maior da produção que tem sido impactado pela redução do poder de compra da população brasileira.

Um fator positivo neste cenário são as exportações, que tem tirado parte da pressão sobre a demanda interna. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na primeira semana de abril foram embarcadas 123,9 mil toneladas de carne de frango in natura, representando um aumento de 23,2% na média diária em relação a fevereiro.

Apesar de o setor estar passando por período de elevados custos de produção e retração de preços, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) mantém projeções otimistas neste ano baseadas nas exportações.

“Se somarmos os embarques para Hong Kong, a China se torna a maior importadora de carne de frango produzida no Brasil, com 69,1 mil toneladas embarcadas apenas em março.  Este contexto indica equilíbrio entre a oferta interna e as exportações de carne de frango do Brasil”, ressalta em nota, Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA.

>> Granjeiros: Custos preocupam, mas setor mantém projeções positivas para 2016, afirma ABPA

Por: Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined