Suíno Vivo: Cotações seguem firmes nesta 5ª feira
Nesta quinta-feira (17), as referências de preços nas principais praças de comercialização encerraram estáveis. Em Santa Catarina, a bolsa de suínos deve definir novo valor ainda nesta semana. A atual referência é de R$ 3,40/kg. Nas demais regiões, os preços foram definidos no início da semana e trabalham com estabilidade, enquanto São Paulo está sem referência para os negócios.
De acordo com o boletim do Cepea, o cenário negativo está ligado ao aumento na oferta de animais, devido a demanda desaquecida desde o início de 2016. "Com os insumos utilizados na alimentação caros, produtores antecipam a terminação do animal ou ofertam mesmo abaixo do peso ideal, aumentando a disponibilidade de animais para abate", aponta o Centro.
Além disto, o poder de compra dos suinocultores diminuíram, com o preço do milho pressionando margens, enquanto as cotações não registram altas significativas. Para o farelo de soja, o cenário não é diferente. " Apesar de os valores desse insumo estarem em queda desde o final de janeiro, o poder compra do suinocultor na primeira quinzena de março também esteve menor que há um ano", explica.
IBGE
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o balanço de abates de suínos em 2015. No ano, foram abatidas 39,26 milhões de cabeças de suínos, aumento de 5,7% em relação ao ano de 2014. Em relação a 2014, Santa Catarina e Paraná aumentaram o volume de cabeças abatidas, enquanto Rio Grande do Sul registrou queda.
» Confira na íntegra as cotações para o suíno vivo