Suíno Vivo: Após baixas, preços fecham estáveis nesta 5ª feira
As cotações para o suíno vivo ficaram estáveis nesta quinta-feira (28), após diversas baixas registradas na semana. Apenas nos últimos dias, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais tiveram quedas consideráveis nas referências. Segundo informações do Cepea, os preços do vivo recuaram cerca de 15% apenas em janeiro, assim como no ano passado.
“A combinação de sucessivos recuos nos valores de venda com valorização do milho e do farelo de soja tem levado suinocultores de diversas localidades do País a ampliar a oferta de animais, o que reforça o comportamento de baixa dos preços do animal”, apontam os pesquisadores. Por outro lado, a baixa de preços pode estimular o consumo da proteína no cenário doméstico.
Já em Santa Catarina, não houve anúncio dos novos valores para a semana, porém estão abaixo dos custos de produção. Segundo o presidente da ACCS (Associação Catarinense dos Criadores de Suínos), Losivânio de Lorenzi, em entrevista ao Notícias Agrícolas, produtores estão recebendo R$ 3,00 pelo quilo do vivo, enquanto os custos aos independentes estão em torno de R$ 3,70/kg.
» Assista a entrevista na íntegra com o presidente da ACCS, Losivânio de Lorenzi