Chile atinge recorde histórico em exportação de carne suína
Segundo informou a Associação de Produtores de Suínos do Chile (Asprocer), as exportações de carne suína do Chile alcançaram um novo recorde histórico durante 2015. No ano passado, 55% da proteína foi exportada, fato que consolidou o país como líder na exportação de carnes. A principal proteína animal exportada pelo Chile é carne suína. Estima-se que em 2015 as remessas tenham alcançado os 467 milhões de dólares.
O primeiro destino em importância foi a Coreia do Sul com 30% do total exportado. A China é um mercado que tem aumentado, cerca de 27% das exportações de 2015. Por outro lado, as importações de carne suína do Chile tornaram a crescer em 2015, aumentando 17% em relação a 2014. Neste contexto, os Estados Unidos mantiveram-se como o principal fornecedor com uma participação no mercado total de 39%, seguido pelo Canadá.
A balança comercial da indústria suína do Chile constituiu 60% das exportações do país, ultrapassando a marca dos 350 milhões de dólares. A produção da carne suína ocupou o segundo lugar no ranking de importância econômica, representando 35% no volume da produção total de carne.