Chuvas no Paraná podem interferir na suinocultura

Publicado em 14/01/2016 09:51
Presidente da APS disse que produtores encontram dificuldades na colheita do soja e da safrinha de milho

Pelo menos 16 mil paranaenses foram afetados pelas chuvas dos últimos dias em 42 municípios do Estado, principalmente das regiões Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, com base nos números que integram o boletim da Defesa Civil. Cerca de 25 rodovias que passam pelo Paraná registram problemas. A cidade de Londrina e municípios da região são os mais afetados.

Em entrevista ao Canal Rural, o diretor do Sindicato Rural de Londrina, Milton Casaroli Júnior, disse que a maior preocupação são com as pontes do interior dos municípios e que ainda não sabia qual a situação dos agricultores atingidos.

O representante, que é produtor de soja, disse que uma equipe da secretaria de agricultura está fazendo o levantamento dos estragos causados. "No momento estão tentando resolver como será feito o escoamento da produção de leite e como levar ração para granjas de aves e suínos", disse Júnior.  

Interferência na suinocultura  

De acordo com o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS) Jacir Dariva, algumas propriedades suinícolas foram alagadas, mas não tiveram casos tão graves. Contudo, os prejuízos deixados nas lavouras podem interferir no setor de suínos. Dariva disse que a camada de fertilizante foi "lavada" da superfície da terra. "A planta que estava em cima não teve tantos problemas porque foi só chuva. Vai alguns anos para o agricultor deixar a terra preparada como estava".

Dariva disse que os produtores enfrentam dificuldades na colheita do soja e da safrinha de milho. "Não só por essa chuva, mas pela frequência dela no Estado está atrasando a colheita e o plantio do milho. Nós suinocultores que já vivemos esse dilema do preço alto do milho podemos ter mais um agravante. O produtor de milho vai diminuir a quantidade do produto e terá uma lucratividade menor".

Dariva relatou que o suinocultor deve pagar indiretamente pelo prejuízo que o produtor de grãos irá sofrer. "Vamos ter que baixar outros custos de produção porque esse aí (insumos) não conseguimos controlar".

Fonte: ACCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined