Projeto pioneiro reduz custos e aumenta rendimento em granjas

Publicado em 16/11/2015 11:10
Cisternas armazenam até 500 mil litros de água da chuva, na região oeste. O custo inicial para os produtores de suínos é de R$ 40 mil reais.

Em Marechal Cândido Rondon, região oeste do Paraná, projeto piloto, desenvolvido pelo serviço autônomo de água e esgoto, tem oferecido benefício ambiental e econômico. Cisternas construídas em granjas de suínos e aves estão captando e armazenando água da chuva. A àgua, que antes escorria pelas telhas e não era aproveitada, agora é consumida pelos animais. 

A água captada pelo telhado da granja escorre pelas calhas, passa por dois filtros, um que separa a sujeira, outro que limpa o líquido com coloro, até chegar em tonéis que jogam a água na cisterna. "Os agricultores nos procuravam em função da grande quantidade de água que as propriedades utilizam, como temos sistemas que abastecem também as linhas rurais, definimos que este sistema seria interessante ser implantado nas propriedades, para os produtores não dependerem tanto da água tratada e pudessem usar um jeito sustentável de uso da água", explica o técnico ambiental, Fábio Alexandre Regelmeire. 

Leia a notícia na íntegra no site do G1 - PR

Fonte: G1 - PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas