Suíno Vivo: Preços ficam estáveis nesta 5ª feira, após altas registradas nas principais praças
Nesta quinta-feira (24), os preços para o suíno vivo encerraram estáveis nas principais regiões, após serem registradas diversas em altas em grande parte das praças de comercialização. Em Santa Catarina, um novo valor pode ser definido pela bolsa de suínos, enquanto São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná já apresentaram alterações positivas para a semana.
Segundo o Cepea, os patamares atingidos em diversas regiões acompanhadas chegam a ser os maiores do ano em termos nominais. Historicamente este é o período que se intensificam as compras para as festas de final de ano e quando costumam apresentar reações nos preços. O centro de pesquisa também aponta que em algumas regiões a oferta de animais está menor, com a intensificação das compras, o que dá margem para novas valorizações para o vivo.
» Cepea - Suínos: Preço do animal vivo é o maior do ano
Greve
Já dura uma semana a greve dos fiscais agropecuários, impedindo o embarque de milhares de mercadorias, com exceção de itens essenciais de saúde pública e de sanidade animal e vegetal. Com isso, contêineres de soja, milho, algodão, além de proteína animal, estão impedidos de embarcar.
Segundo levantamento realizado pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), cerca de 25 mil toneladas de carnes de aves e suínos estão parados em portos e armazéns de exportadoras. “Infelizmente, o setor de proteína animal, que vinha registrando crescimento em plena crise econômica nacional, está sendo afetado e pode perder uma valiosa oportunidade de trazer ainda mais divisas, em um momento delicado para o país", disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.”
» Greve de fiscais prejudica produção e exportação de aves e suínos, diz associação
Nesta semana, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) já apontavam para uma redução da média diária de embarques de carne suína natura, que passou de 3 mil toneladas para 2,6 mil toneladas. Estimativas da Haitong Securities do Brasil, apontam que os embarques devem fechar o mês com 50,3 mil toneladas, uma alta de 19,4% em relação ao mês anterior, quando os embarques totalizaram 42,1 mil toneladas.