Produção de frangos dobra; mas não se reflete no VBP pecuário

Publicado em 17/08/2015 10:20

Relativos a julho passado, os dados mais recentes da Coordenação Geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura mostram que, considerado o Valor Bruto da Produção (VBP) de bovinos, suínos e frangos, apenas estes últimos tendem a apresentar, em 2015, variação positiva em relação ao VBP registrado em 2000.

Neste caso, o ganho do frango em 15 anos não chega a ser dos mais expressivos, pois limitado a 1,8 ponto percentual – índice de incremento de 5,7%. E quem mais cedeu espaço para o frango foram os bovinos, pois sua participação recuou 1,5 ponto percentual, enquanto a perda dos suínos ficou em apenas 0,3 ponto percentual.

Mas essa estabilidade no tocante à participação na renda dos três produtos não reflete o dinamismo registrado na produção de frangos. Pois, nessa década e meia, enquanto o volume de suínos e bovinos (aqui já transformados em carne) tendem a registrar, cada um, aumento em torno de 40%, o aumento previsto para a produção de carne de frango supera os 120%.

Leia a notícia na íntegra no site AviSite.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
undefined