Chuvas impactam na produção de leite no RS

Publicado em 24/07/2015 08:03

A Emater, os sindicatos dos trabalhadores rurais e as prefeituras concluem até o final desta semana levantamento do impacto do grande volume de chuva na produção de leite do Rio Grande do Sul. Estimativa preliminar do Conseleite indica que, nos últimos 30 dias, houve redução de 8% a 10% na captação de leite. Considerando a média estadual de 12 milhões de litro/dia, os produtores gaúchos deixaram de produzir pelo menos 960 mil litros de leite.

“As condições climáticas têm inviabilizado a aplicação de fertilizantes nas pastagens, prejudicando o desenvolvimento”, disse o presidente do Conseleite, Jorge Rodrigues. O pastoreio também ficou comprometido, ocasionando estresse nos animais que têm hábito de ir para o campo. A saída é a suplementação alimentar com silagem e ração, fato que acarreta na alta dos custos em uma época que a pastagem em abundância ajuda a diminuir as despesas.

Leia a notícia na íntegra no site do Correio do Povo

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas