Paraná atinge 35% das exportações brasileiras de frango
Com crescente participação e chance de chegar a 50% das exportações de frango do país no médio prazo, o Paraná atingiu peso de 35% da marca nacional no primeiro semestre deste ano, mostra estudo organizados pelo setor com base nas estatísticas oficiais. Houve avanço de 11 pontos desde 2011.
O estado atingiu 692,76 mil toneladas, crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 588,02 mil toneladas, aponta o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar). Com isso, atingiu os 35%.
“Ainda que penalizada por diversos reajustes em seus insumos de produção, como no caso da tarifa de energia elétrica, a avicultura brasileira teve um primeiro semestre de recordes em 2015, com o Paraná firme em sua liderança”, analisa nota da entidade. As exportações de quase 700 mil toneladas em seis meses incluem frangos inteiros, cortes, salgados, processados e embutidos. O faturamento da exportação estadual cresceu 8% (de US$ 1,06 bi para US$ 1,14 bilhão).
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo