São Paulo recebe laboratório para identificar casos de gripe aviária
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (2/7), na cidade deDescalvado (SP), o Laboratório de Controle Microbiológico do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Captaa), espaço no já existente Instituto Biológico (IB), órgão da secretaria que já realizaanálises microbiológicas em fábricas de rações desde 2009. O foco é o diagnóstico de gripe aviária, doença que ainda não chegou ao país, mas já preocupa o agronegócio paulista que tem a avicultura como terceira maior atividade do Estado.
Visando reforçar a qualidade dos plantéis para a exportação, o laboratório atestará a sanidade, reafirmando a inexistência de casos das doenças influenza aviária e laringotraqueíte. O laboratório do IB é certificado pelo Inmetro com a norma ISO 17025.
Com o novo espaço, a expectativa é aumentar as oito mil análises já realizadas, ser acreditado pelo INMETRO e Ministério da Agricultura, para poder emitir resultados oficiais de ensaioslaboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o IB consiga esta certificação em um ano.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.