MG busca certificação internacional como área livre de peste suína clássica

Publicado em 16/06/2015 14:32
O estado de Minas Gerais é certificado nacionalmente como livre de peste suína clássica pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2001. O estado busca, agora, ampliar as vendas no mercado externo, principalmente para a União Europeia. Para tanto, representantes do setor produtivo suinícola mineiro e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participaram em 11 de junho, em Brasília, de reunião do Departamento de Saúde Animal do MAPA sobre o reconhecimento internacional da zona livre de peste suína clássica pela Organização Internacional de Epizotias (OIE). Na oportunidade, discutiram estratégias que vão permitir ao estado solicitar o reconhecimento internacional de área livre da doença. 

“O reconhecimento internacional de zona livre de peste suína clássica, além de nos permitir ampliar as exportações e gerar mais renda para o estado, demonstrará a responsabilidade e o cuidado que Minas tem mantido na área de defesa sanitária. Para que o estado possa solicitar este reconhecimento foi necessário uma série de procedimentos que comprovam o sistema de vigilância da doença em Minas, como a coleta de soro de reprodutores em frigoríficos  e o atendimento pelo IMA à notificação de suspeita de doenças”, ressalta a fiscal agropecuária do IMA e uma das responsáveis pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, Claudia Ziviani. 

Leia a notícia na íntegra no site da AGS.

 
Fonte: AGS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas