Safras projeta leve retração na área da 1ª safra de feijão em 2022/23
A área plantada com feijão, primeira safra, em 2022/23 no Brasil deverá ocupar 903,9 mil hectares, com recuo de 0,02% sobre o total cultivado no ano anterior, de 904,1 mil. A previsão faz parte do levantamento de intenção de plantio, divulgado por SAFRAS & Mercado.
SAFRAS aposta em aumento na produtividade, que passaria de 1.033 quilos para 1.101 quilos por hectare, com elevação de 6,59%. Com isso, a produção poderá atingir 995,7 mil toneladas, com alta de 6,57% sobre o ano anterior, de 934,3 mil toneladas.
"O feijão vem perdendo área ano após ano no Brasil. Apesar de boa remuneração nas últimas temporadas, a volatilidade do mercado, somada à falta de um mercado futuro como o de soja, milho, trigo e demais commodities de maior expressão, acaba levando muitos produtores que possuem a capacidade de troca de cultura na área de plantio do feijão a optarem pela mudança. O consumo brasileiro também vem perdendo força nos últimos anos, pressionando ainda mais produtores a realizarem estas mudanças", explica o consultor de SAFRAS, Gabriel Viana.
Com base nesse cenário, a aposta é de área plantada na primeira safra. "A maior produtividade se deve pela expectativa de que não ocorram geadas como as que atingiram a região Sul na safra anterior", completa o analista.