Setembro de precipitações escassas no Centro-Oeste

Publicado em 25/09/2024 11:55

A maior parte do mês de setembro será marcada por escassez de precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com um clima extremamente seco no Brasil Central. O Agro Mensal, divulgado pela consultoria Agro do Itaú BBA, aponta que apenas a Região Sul deve receber volumes significativos de chuva ao longo do mês. Para outubro, tanto o modelo europeu quanto o americano (GFS) indicam o retorno de chuvas mais bem distribuídas e em maiores volumes. 

Durante o mês de setembro, não haverá influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, o que configura um período de neutralidade climática. A expectativa é de que, a partir da segunda quinzena, as chuvas comecem a retornar, principalmente para o Sudeste e o Centro-Oeste, embora de forma ainda irregular e mal distribuída entre a terceira e quarta semanas do mês.

O mês de agosto foi caracterizado por baixa precipitação, umidade reduzida e calor extremo nos estados do Centro-Oeste, com temperaturas ultrapassando os 40°C em algumas cidades. Além disso, o período registrou extremos climáticos no centro-Sul, com ondas de calor e quedas bruscas de temperatura devido à passagem de massas de ar polar. Em quase todo o Brasil, a chuva ficou abaixo da média.

Nos biomas do Cerrado e do Pantanal, houve aumento no número de focos de incêndio em agosto, que historicamente é o segundo mês com a maior média de queimadas no ano. Em setembro, a tendência de alta nas queimadas continua, sendo este o mês com a maior média de focos de calor do ano, algo que já se confirma nos primeiros dias do mês.

A expectativa é que as chuvas voltem de forma mais generalizada a partir da segunda metade de outubro. Mesmo com o atraso nas precipitações, que pode impactar o calendário de plantio de verão, o retorno das chuvas em bons volumes até janeiro sugere um cenário positivo para a próxima safra.

Fonte: Itaú BBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (4) e Domingo (5) para todo o Brasil
La Niña se confirma e chuva persiste no centro e norte do país nos próximas dias
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) para todo o Brasil
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
undefined