Onda de calor segue no Brasil Central enquanto queda de temperatura chega até Mato Grosso do Sul
Nesta quinta-feira (05), enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para uma onda de calor que ganha força sobre o Brasil Central, um declínio de temperatura aumenta sua abrangência sobre o sul do país e deve chegar até mesmo para o norte do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.
No Brasil Central, desde o centro-norte de São Paulo, passando pelo centro-sul de Minas Gerais, nordeste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, uma faixa desde o sudeste de Mato Grosso até o noroeste do estado, abrangendo as divisas com Rondônia, Amazons e Paraná, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da media por um período de até cinco dias, segundo o Inmet.
Para a parte sul do país, desde o noroeste gaúcho, passando pelo oeste, centro e nordeste de Santa Catarina, todo estado do Paraná, sul e parte do oeste de São Paulo e o centro-sul de Mato Grosso do Sul, há um aviso de perigo potencia para declínio de 3°C a 5°C da temperatura, válido até a manhã de sexta-feira (06).
Existe a possibilidade de geadas para regiões serranas no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, onde as mínimas poderão ficar entre 3°C e 0°C. Pode gear também, mas com probabilidade menor, no sul gaúcho, no centro-leste e norte rio-grandense e no centro-leste de Sana Catarina. Nesses locais, as temperaturas podem caí até 3°C.
Tempo seco permanece em grande área do país
A umidade relativa do ar pode continuar abaixo de 12% no norte de São Paulo, toda metade oeste de Minas Gerais, praticamente todo estado de Goiás, oeste da Bahia, leste de Mato Grosso, sul de Tocantins e pequena parte do sul de Maranhão e Piauí. Para essas áreas existe grande risco de incêndios, conforme alerta o Inmet.
Também há alerta para umidade relativa do ar entre 20% e 12% desde o norte de São Paulo, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, municípios a leste e sul de Pernambuco e Fortaleza, sul do Piauí, Maranhão e Paraná e uma pequena parte do sudeste do Amazonas. Nessas regiões existe risco de incêndios.
Tempestades podem ocorrer no Paraná e em São Paulo
Até as 18h desta quinta-feira o Inmet alerta para a possibilidade de tempestades sobre o leste e norte do Paraná e sobre o sul de São Paulo, além de uma pequena parte do oeste paulista, na divisa com o estado paranaense.
Nesses locais, pode ocorrer chuva entre e 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Existe também um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.