Onda de calor segue no Brasil Central enquanto queda de temperatura chega até Mato Grosso do Sul

Publicado em 05/09/2024 11:31
Áreas secas do país, com umidade do ar abaixo de 12%, continuam com risco de incêndios

Nesta quinta-feira (05), enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para uma onda de calor que ganha força sobre o Brasil Central, um declínio de temperatura aumenta sua abrangência sobre o sul do país e deve chegar até mesmo para o norte do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

No Brasil Central, desde o centro-norte de São Paulo, passando pelo centro-sul de Minas Gerais, nordeste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, uma faixa desde o sudeste de Mato Grosso até o noroeste do estado, abrangendo as divisas com Rondônia, Amazons e Paraná, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da media por um período de até cinco dias, segundo o Inmet.

Para a parte sul do país, desde o noroeste gaúcho, passando pelo oeste, centro e nordeste de Santa Catarina, todo estado do Paraná, sul e parte do oeste de São Paulo e o centro-sul de Mato Grosso do Sul, há um aviso de perigo potencia para declínio de 3°C a 5°C da temperatura, válido até a manhã de sexta-feira (06).

Existe a possibilidade de geadas para regiões serranas no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, onde as mínimas poderão ficar entre 3°C e 0°C. Pode gear também, mas com probabilidade menor, no sul gaúcho, no centro-leste e norte rio-grandense e  no centro-leste de Sana Catarina. Nesses locais, as temperaturas podem caí até 3°C.

Alerta para declínio de temperatura e onda de calor do Inmet

Tempo seco permanece em grande área do país

A umidade relativa do ar pode continuar abaixo de 12% no norte de São Paulo, toda metade oeste de Minas Gerais, praticamente todo estado de Goiás, oeste da Bahia, leste de Mato Grosso, sul de Tocantins e pequena parte do sul de Maranhão e Piauí. Para essas áreas existe grande risco de incêndios, conforme alerta o Inmet.

Também há alerta para umidade relativa do ar entre 20% e 12% desde o norte de São Paulo, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, municípios a leste e sul de Pernambuco e Fortaleza, sul do Piauí, Maranhão e Paraná e uma pequena parte do sudeste do Amazonas. Nessas regiões existe risco de incêndios.

Alerta para umidade relativa do ar abaixo de 12%. Fonte: Inmet

Tempestades podem ocorrer no Paraná e em São Paulo

Até as 18h desta quinta-feira o Inmet alerta para a possibilidade de tempestades sobre o leste e norte do Paraná e sobre o sul de São Paulo, além de uma pequena parte do oeste paulista, na divisa com o estado paranaense.

Nesses locais, pode ocorrer chuva entre e 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos  de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Existe também um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Aviso de tempestade sobre Paraná ​​​​e
São Paulo nesta quinta-feira. Fonte: Inmet
Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor segue no Brasil Central enquanto queda de temperatura chega até Mato Grosso do Sul
Índia se prepara para mais um mês de chuvas acima da média em setembro
Hidrelétrica Santo Antônio tem paralisação parcial com seca histórica no rio Madeira
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil
Formação de La Niña deve começar a favorecer consolidação de chuvas no Brasil a partir da segunda quinzena de outubro
RS: Governo investe R$ 1,2 milhão na renovação da Rede de Monitoramento Climático