Índia se prepara para mais um mês de chuvas acima da média em setembro

Publicado em 05/09/2024 07:38

MUMBAI, 31 de agosto (Reuters) - A Índia deve receber chuvas acima da média em setembro, após chuvas excedentes em agosto, informou o departamento meteorológico no sábado.

A precipitação em setembro deve ser superior a 109% da média de 50 anos, disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, em uma entrevista coletiva virtual.

Chuvas acima do normal podem danificar as culturas semeadas no verão, como arroz, algodão, soja, milho e leguminosas, que normalmente são colhidas em meados de setembro.

Danos às colheitas podem levar à inflação dos alimentos, mas as chuvas também podem resultar em maior umidade do solo, beneficiando o plantio de culturas de inverno, como trigo, colza e grão-de-bico.

A Índia, o segundo maior produtor mundial de trigo, açúcar e arroz, impôs várias restrições à exportação dessas commodities agrícolas, e quaisquer perdas devido ao excesso de chuvas podem levar Nova Déli a estender essas restrições.

Depois de receber 9% a mais de chuva em julho, a Índia teve 15,3% a mais de chuva que a média em agosto, já que a região noroeste e central do país recebeu fortes chuvas, o que causou inundações em alguns estados.

O país registrou 6,9% mais chuvas que a média desde o início da estação das monções em 1º de junho.
A força vital de uma economia de quase US$ 3,5 trilhões, a monção anual traz quase 70% da chuva que a Índia precisa para regar fazendas e reabastecer reservatórios e aquíferos. Sem irrigação, quase metade das terras agrícolas do país depende das chuvas que geralmente ocorrem de junho a setembro.

As monções geralmente começam a recuar em meados de setembro no estado do Rajastão, no noroeste do país, terminando em meados de outubro.

No entanto, a previsão para setembro indica que a retirada deste ano pode ser adiada.

"A previsão para setembro sugere que uma boa atividade de chuvas em Rajasthan e Gujarat começa por volta de 15 de setembro. Hoje em dia, se você olhar, a retirada está sendo adiada", disse Mohapatra.

Em meados de setembro, as safras semeadas no verão ficam prontas para a colheita, e as chuvas durante esse período podem danificar as plantações maduras, disse um revendedor de uma casa de comércio global em Mumbai.


Reportagem de Rajendra Jadhav; Edição de Gareth Jones

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor segue no Brasil Central enquanto queda de temperatura chega até Mato Grosso do Sul
Índia se prepara para mais um mês de chuvas acima da média em setembro
Hidrelétrica Santo Antônio tem paralisação parcial com seca histórica no rio Madeira
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil
Formação de La Niña deve começar a favorecer consolidação de chuvas no Brasil a partir da segunda quinzena de outubro
RS: Governo investe R$ 1,2 milhão na renovação da Rede de Monitoramento Climático