RS terá fim de semana com manhãs e tardes mais amenas, com mudança no tempo a partir de segunda
A previsão para o fim de semana no Rio Grande do Sul indica tempo estável, marcado por manhãs e tardes mais amenas. É o que indica o Boletim Integrado Agrometeorológico 33/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (16/8): a ação de um anticiclone migratório, que ingressou no Estado na quinta-feira, estará menos intensa, mas haverá a possibilidade de ocorrência de nevoeiro de advecção (quando o ar quente e úmido passa sobre uma superfície fria) sobre a faixa litorânea e sobre as regiões próximas à Laguna dos Patos e Lagoa Mirim. Entre a tarde e a noite, deverá ocorrer um aumento gradativo de nebulosidade ao longo da fronteira com a Argentina. Apesar disso, o tempo deve seguir estável sobre todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas sendo observadas em relação ao dia anterior.
Sábado (17/8): durante a madrugada, o Jato de Baixos Níveis se intensificará, transportando ar quente e úmido da Amazônia em direção ao Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Por conta disso, haverá um aumento gradativo das temperaturas e da nebulosidade sobre as regiões da Fronteira Oeste, Região Central, Missões, Planalto Médio, Região Noroeste e Região Norte. Na Região Sul, existe a possibilidade de ocorrer nevoeiro de advecção pela manhã nas proximidades da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, em função do vento frio vindo do mar a partir do setor norte de um anticiclone que, na ocasião, estará se deslocando pelo sudoeste do Oceano Atlântico. Apesar do aumento de umidade e da temperatura, o tempo deve permanecer estável em todo o Estado.
Domingo (18/8): o Jato de Baixos Níveis continuará atuando sobre o Rio Grande do Sul, mas de forma menos intensa. Desta forma, ocorrerá novamente o aumento da nebulosidade em todas as regiões, com temperaturas se elevando gradativamente no decorrer do dia. Ao longo da faixa de fronteira com o Uruguai, entre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, haverá a possibilidade de precipitação de intensidade fraca.
A tendência para o início da próxima semana é de mudanças no tempo.
Segunda-feira (19/8): a gênese de um sistema pré-frontal sobre o Uruguai deve provocar nevoeiro entre as regiões Sul e Campanha antes da formação e do ingresso da frente fria no Estado. No decorrer do dia, as temperaturas devem seguir em elevação.
Terça-feira (20/8): um cavado em altos níveis se desenvolverá, conduzindo uma frente fria em superfície que deve ingressar no Rio Grande do Sul até o final do dia. Por esse motivo, espera-se a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada e um leve declínio nas temperaturas sobre a Região Sul.
Quarta-feira (21/8): a frente fria deve, de fato, ingressar sobre o Estado, provocando precipitação de intensidade forte sobre as regiões Sul e parte da Campanha, na faixa compreendida entre as cidades de Bagé, Pelotas e Rio Grande. As temperaturas seguirão a tendência de leve declínio com o deslocamento do sistema.
O prognóstico para os próximos sete dias prevê chuvas de intensidade fraca a forte para a Metade Sul do Rio Grande do Sul. As precipitações estarão concentradas nas regiões Sul, Oeste e Litoral. As áreas próximas à divisa com o Uruguai são esperadas para registrar os maiores acumulados, variando entre 30 e 100 mm. Para as regiões mais ao norte, incluindo a Campanha, Fronteira Oeste, Missões, Litoral e Central, os volumes de chuva devem ser menores, variando de um a 30 milímetros.