Depois da escassez, produtor na BA e no norte de MG pode ter transtornos com excesso de água
Há mais de dois meses sem receber chuvas significativas e com problemas nas lavouras, o produtor do norte de Minas Gerais e da Bahia pode ver o cenário mudar neste final de semana. O avanço das chuvas, no entanto, pode chegar com intensidade em decorrência das altas temperaturas e tempo muito seco das últimas semanas.
Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada nos últimos 30 dias:
As principais consultorias meteorológicas do país, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm alerta para chuva forte nos dois estados. De acordo com a Climatempo, o avanço de uma frente fria já favoreceu a formação de nuvens carregadas nos últimos dias na região.
"A frente fria que mudou o tempo no Espírito Santo ainda está no sul da Bahia e influencia especialmente o norte capixaba e nordeste mineiro no feriado desta sexta-feira, 21 de abril. Novas áreas de chuva forte se formaram na noite desta quinta-feira na região de divisa entre o Sul da Bahia e Minas Gerais", afirma a consultoria.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas entre amarelo e vermelho válidos até as 10h do próximo sábado em quase todo Centro-Norte do país. O cenário mais crítico é previsto para o sul da Bahia, que tem alerta vermelho, de "grande perigo", para acumulado de chuva.
"Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação.
Nas demais regiões do estado e também no norte de Minas Gerais, o aviso é laranja e a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Centro-Norte de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Pará também têm previsão para chuvas intensas, com acumulados que podem ficar entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas.
No Centro-Sul do país, o feriado continuará com tempo seco e temperaturas mais baixas. " Embora suavizado, este ar frio é sentido até na região de Cuiabá e no sul de Rondônia, no Espírito Santo e no leste de Minas", afirma a Climatempo. Não há mais previsão de geada com forte intensidade em áreas de produção agrícola no Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: