Climatempo alerta para granizo em áreas do Centro-Oeste; Inmet tem aviso laranja de chuvas intensas
Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a terça-feira (28) é de alerta para chuva intensa e risco de granizo sobre o estado do Mato Grosso. De acordo com a consultoria, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associada a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas no estado.
A tendência é que as chuvas aconteça em forma de pancada e isolada, mantendo ainda a condição típica do verão, ocorrendo entre o período da tarde e noite. "O alerta é para o risco de queda de granizo na metade sul mato-grossense", afirma a previsão.
De acordo com o mapa da Climatempo, as áreas próximas a Nova Mutum têm mais risco de granizo. Já nas áreas em verde do mapa o alerta é isolado e as pedras de gelo devem cair com um maior espaçamento nessas regiões.
Com a chegada do outono, a tendência é a permanência do tempo firme em toda a região nos próximos dias. A chuva deve continuar acontecendo de forma muito pontual e com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de queda granizo:
Para as demais áreas do Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Tocantins, Maranhão, Piauí e Fortaleza nas próximas 24 horas. Nessas regiões, é esperado chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O modelo Cosmo mantém ainda a condição de chuva para faixa litorânea do Sudeste e também em áreas de Minas Gerais. No estado mineiro, em pontos isolados, a precipitação pode ultrapassar os 40mm nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê chuvas irregulares para a faixa central do Brasil nos próximos sete dias.
No período entre 28 de março e 5 de abril, o mapa prevê chuvas entre 30mm e 35mm em áreas do Sul e Sudeste do Brasil, mas no Centro-Oeste sinaliza condição de chuva muito irregular em toda área, com exceção do norte do Mato Grosso que pode ter chuva mais expressiva no período. O NOAA também mantém a condição de chuva muito irregular no oeste da Bahia e permanência de chuvas mais volumosas no Maranhão e Piauí.
Entre os dias 5 e 13 de abril, o NOAA não sinaliza condição de chuvas no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. O modelo norte-americano reduz ainda a condição de chuvas para o Sul do Brasil. Mantém a previsão de chuva apenas em áreas do Centro-Oeste e em todas as regiões do Matopiba, com exceção do oeste da Bahia.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: