Brasil terá mais um dia de muita chuvas em quase todas as regiões de produção agrícola

Publicado em 28/12/2022 10:32 e atualizado em 28/12/2022 11:40
Região Central do Brasil deve receber os volumes mais significativos nas próximas 24 horas

Confirmando as previsões anteriores, a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul já provoca muita chuva, condição que deve permanecer até a virada do ano. De acordo com a Climatempo, áreas de instabilidade deixam nebulosidade de chuva sobre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. 

Já no Sul do Brasil, a passagem de uma frente fria pela costa da região ajudou na formação de nuvens carregadas no litoral e no interior da região Sul. Além desse sistema que já levou chuva, o avanço de uma nova frente fria vai avançar e manter as áreas de instabilidade na região. 

"Há condições para chuva forte especialmente no Paraná e em Santa Catarina. Os dois estados podem registrar queda de granizo nesta quarta-feira, que pode ser em grande quantidade em alguns locais", afirma a Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas acima de 30mm em quase todo Brasil, com destaque para áreas no Mato Grosso que pode receber chuvas acima de 50mm nas próximas 24 horas. 

Também volta a chover de forma mais expressiva em áreas do Matopiba, com exceção do oeste da Bahia que permanece com volumes mais baixos. 

A Climatempo acrescenta que entre a quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com a ZCAS já configurada, as instabilidades ganham ainda mais força, aumentando a incidência de chuva forte e volumosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

Os acumulados poderão ser bastante expressivos e não se descarta a possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra devido ao grande volume de chuva registrado nos últimos dias.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 28-12-2022 10-46-53

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial