Alerta de perigo: Áreas da BA, ES, GO, RJ, SP, TO e DF podem ter tempestade de até 100 mm/dia nesta 5ª
Esta quinta-feira começa com a previsão de muita chuva e alerta de perigo por conta de tempestade para áreas de diversos estados do Brasil, como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", diz o Inmet.
Também tem alerta de chuvas intensas em áreas do Amazonas, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Roraima e Piauí.
Veja o mapa de alertas desta quinta-feira (24):
A Climatempo explica que as instabilidades nesses pontos estão relacionadas com a atuação de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma entre a costa do Rio De Janeiro e São Paulo e outra entre Minas Gerais e Goiás.
Além disso, há mais um corredor de umidade, cavados meteorológicos e a própria combinação de calor e alta umidade influenciam no tempo sobre o país.
Veja o mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 7 dias em todo o Brasil:
Extremo: Áreas mais ao Sul e no Nordeste tem baixa umidade
Enquanto a chuva tem previsão de cair forte em alguns pontos do país, em outros, como Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, em quase todo o estado de Mato Grosso do Sul e também entre o leste do Maranhão até o Rio Grande do Norte, há avanço de uma massa de ar seco que deixa o céu aberto, sem chances de chuva e altas temperaturas.
"O ar mais seco provoca grande amplitude térmica e queda na umidade relativa do ar, com valores abaixo de 30% nestas áreas. No extremo oeste de Mato Grosso do Sul, a umidade fica ainda mais baixa, inferior aos 20%", disse a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de umidade relativa mínima em todo o país nesta quinta:
O mapa estendido, para até o dia 10 de dezembro, de previsão de chuva acumulada aponta a continuidade das precipitações mais ao Centro-Leste do país.
Veja o mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 15 dias em todo o Brasil: