Região Central continua com previsão de chuva e Minas Gerais pode ter mais um dia de granizo

Publicado em 08/11/2022 10:48 e atualizado em 08/11/2022 11:36
Lavouras foram atingidas ontem no Sul de Minas Gerais; áreas de instabilidade persistem também no Matopiba

As áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas nas regiões Central, Sul, Matopiba e Norte nesta terça-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém as áreas em alerta amarelo para tempestade, com novo risco de ventania e queda de granizo. 

Confirmando as previsões anteriores, na tarde de ontem lavouras de café arábica foram atingidas por uma intensa e rápida chuva de granizo. O prejuízo ainda está sendo contabilizado e muitos produtores foram afetados, por isso, a previsão de mais chuva deixa o setor apreensivo nessas áreas. 

De acordo com o Inmet, a tendência é de tempestade em boa parte de Minas Gerais, Goiás, leste do Mato Grosso, centro-sul do Tocantins e oeste da Bahia nas próximas 24 horas. É previsto chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamento. 

Segundo o modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos dias, com destaque para Minas Gerais que deve receber os volumes mais significativos, com acumulados entre 30mm e 50mm. 

Na região do Matopiba, os volumes mais expressivos são previstos para o Maranhão nas próximas 24 horas. O modelo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no estado, e pontos isolados na região sul podem registrar volumes mais significativos. 

O Cosmo continua prevendo que uma nova rodada de chuva deve entrar pelo Mato Grosso do Sul a partir de sexta-feira, dia 11, com bons volumes e com tendência de avançar para a região Central do Brasil. Para o Sul do país, apenas o Paraná tem previsão de receber boas chuvas, com volumes entre 30mm e 70mm também a partir de sexta-feira. 

Santa Catarina e Rio Grande do Sul não devem ter mudanças significativas nas condições do tempo na sexta. Mas a tendência é que a partir de domingo, dia 13, áreas de instabilidade também favoreçam chuvas no noroeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, inclusive, com volumes que podem ultrapassar os 70mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:

Fonte: Inmet 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA) indica boas chuvas em quase todo o Brasil nos próximos dias. 

No período entre 8 e 16 de novembro, o NOAA também prevê os volumes mais expressivos para Minas Gerais, com acumulados entre 90mm e 100mm no período. Mantém a chuva em áreas do Centro-Oeste e do Matopiba, com acumulados entre 30mm e 35mm. Os mesmos volumes são esperados no Sul do Brasil. 

Entre os dias 16 e 24 de novembro, o NOAA mantém a previsão de chuvas em Minas Gerais, aumenta os volumes para Bahia e em alguns pontos do Matopiba. O modelo mostra ainda redução dos volumes no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, mas mantém a previsão de nova rodada de chuva para o Rio Grande do Sul no período. 

 Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined