Novembro chega com pacote completo: Alerta de chuvas intensas em quase todo BR e risco de geada no Sul
A semana será marcado por muitos eventos climáticos pelo Brasil. O avanço de uma frente fria e a entrada de uma intensa massa de ar frio polar deixam boa parte do país em estado de alerta, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para o Centro-Sul do Brasil e no Centro-Oeste, o Inmet emitiu alerta laranja para chuvas intensas. De acordo com a publicação, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê que os volumes mais expressivos são esperados para o centro-sul do Paraná, com acumulados entre 50mm e 70mm nas próximas 24 horas. Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm.
O mapa também mostra a evolução das chuvas em áreas de São Paulo, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. A tendência é que as chuvas ganhem força nessas áreas nos próximos dias.
Ainda falando sobre chuva, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas válido até as 10h de amanhã em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, sul do Pará, Maranhão e Piauí. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
As atenções do campo também se voltam para a entrada de uma massa de ar frio atípica que vai derrubar as temperaturas em quase todo o Brasil nos próximos dias.
"A massa de ar frio, de origem polar, erá responsável por causar uma queda brusca e bastante acentuada de temperatura no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Em 24h pode acontecer uma queda nos valores de temperatura de 8°C a 10°C, em média", afirma a previsão da Climatempo.
Não estão descartados risco de geadas em algumas áreas na próxima madrugada. Segundo o sistema Sisdagro, do Inmet, oeste e norte do Rio Grande do Sul, região central de Santa Catarina e algumas áreas do Paraná podem ter geada com intensidade moderada na terça-feira (31). O modelo prevê ainda risco para geada com intensidade fraca no sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul.