Extremos: Alerta para chuva intensa e com mais risco de granizo no Centro-Sul do BR e temperaturas batendo 40ºC no Matopiba

Publicado em 06/10/2022 10:44 e atualizado em 06/10/2022 13:12
Ciclone extratropical favorece formação de nuvens carregadas nessas áreas, que têm alerta vermelho nesta 5ª feira

A quinta-feira (6) será marcada por chuvas intensas em boa parte do Centro-Sul do Brasil, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e vermelho para tempestade válido até o período da noite em toda a região. 

Segundo o Inmet, na faixa noroeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul e extremo sul de São Paulo, a condição é de alerta vermelho. 

"Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

De acordo com a Climatempo, a formação de um ciclone extratropical no oceano e na altura do Rio Grande do Sul é o que vai favorecer as chuvas na região nesta quinta-feira (6). "Á noite, este ciclone extratropical se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria. Na sexta-feira (07) a frente fria atua mais sobre o Sudeste do país, mas seu ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul ajuda a causar pancadas de chuva e rajadas de vento de mais de 80km/h do sul ao leste, norte e nordeste gaúcho", afirma a previsão.

Com relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas expressivas para as áreas em alertas e também nas outras regiões do Centro-Sul do Brasil. Além disso, mantém a condição de chuva no sul de Minas Gerais, Goiás e áreas do Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. Ainda assim, devido às altas temperaturas dos últimos dias, não está descartada nova queda de granizo nessas áreas. 

"Áreas de instabilidade também crescem sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil, enquanto uma frente fria se afasta do litoral capixaba. O ar seco predomina no Nordeste e poucas nuvens crescem sobre esta região", complementa a Climatempo. 


Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet


Enquanto chove no centro-sul do Brasil de forma expressiva, em áreas do Matopiba o que chama atenção são as temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar. De acordo com dados da Climatempo, na quinta-feira, temperaturas acima dos 40ºC foram registrados no Piauí. 

"O Piauí foi o local mais quente do Brasil nesta quarta-feira, 5 de  outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,1°C em Oeiras e em Bom Jesus do Piauí. 40,1°C em Piripiri e 40°C em Picos e em Castelo do Piauí", afirma a publicação. 

Os modelos meteorológicos não mostram mudanças nos padrões do tempo no estado para os próximos dias. A tendência, segundo a consultoria, é que até a próxima segunda-feira, dia 10, as temperaturas máximas continuem batendo a casa dos 40ºC. 

Diante deste cenário, o Inmet também emitiu alerta vermelho para baixa umidade no estado válido até as 18h desta quinta-feira (6). "Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias em todo Brasil: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined