Semana começa com instabilidade no Sudeste e boas chuvas em MG, ES e em pontos isolados do Centro-Oeste
A semana começa com instabilidade e mais previsão de chuva em algumas áreas do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a circulação dos ventos nos níveis médios e altos da atmosfera, além da umidade que desce da Amazônia em direção ao Sudeste do Brasil.
A previsão destaca ainda condição para chuva em toda a região Sudeste, com destaque para áreas produção agrícola em São Paulo, Minas Gerais, além de riscos de temporais no sul do Espírito Santo.
"Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas ficam mais baixas na maior parte do estado de São Paulo, do sul e zona da mata mineira e em parte do estado do Rio de Janeiro, nas demais áreas do Sudeste, a sensação térmica é de calor", complementa a previsão.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre 20mm e 40mm em Minas Gerais, e volumes mais baixos nas demais áreas da região. A tendência é que a chuva ganhe intensidade em Minas Gerais nos próximos dias, com precipitação de até 70mm e ganhe força também no sul do Espírito Santo, com acumulados entre 20mm e 40mm.
Para o Centro-Oeste, os modelos mostram áreas isoladas do Mato Grosso, região norte de Goiás e sudeste do Mato Grosso do Sul. A tendência é que a chuva avance para as demais áreas, com risco de temporais. "Mesmo com a chuva, grande parte da região segue quente e com sensação de abafamento", afirma.
Para o Sul do Brasil, a Climatempo destaca a formação de um ciclone extratropical na costa da região, que poderá causar fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina.
"Ainda pode chover pela manhã no norte do Paraná, com forte intensidade, mas boa parte da Região terá uma segunda-feira sem chuva e com temperaturas mais amenas, principalmente no PR, e em SC. Atenção para chuva isolada e com possibilidade de queda de granizo, em pontos isolados do leste catarinense", afirma a previsão.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: