Chuva volta a deixar Sul do Brasil em alerta e interior do Brasil permanece com ar muito seco e baixa umidade

Publicado em 14/07/2022 10:48 e atualizado em 14/07/2022 14:12
Passagem da chuva será rápida, mas pode trazer alguns transtornos nos três estados da região Sul

Depois da passagem rápida do ar frio, as chuvas voltam a ser o destaque na previsão do tempo desta quinta-feira (14). Um novo sistema favorece a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas em parte da área válido nas próximas 24 horas. 

De acordo com o aviso publicado na página oficial do Inmet, o centro-sul do Rio Grande do Sul está em alerta laranja nesta quinta-feira, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Nas demais áreas do estado gaúcho, em Santa Catarina e no extremo sul do Paraná, o alerta é amarelo, com acumulado entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. 

"O tempo volta a ficar instável na Região Sul. O centro, sul e o leste do Rio Grande do Sul ficam nublados e com chuva ao longo do dia, que pode ser forte. Nas demais áreas gaúchas e no interior de Santa Catarina, pode chover a qualquer hora, mas o sol pode até aparecer de vez em quando.  O Paraná terá sol ao longo dia e não tem previsão de chuva para este estado", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

Para as demais regiões do país, a previsão continua sendo de alerta para tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém o alerta amarelo para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Piauí e sul do Pará. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Já a Climatempo alerta para ar muito seco e com níveis podendo ficar entre 12% e 20% no centro, oeste, sul e sudeste Goiás, no centro, sul e leste de Mato Grosso, no Tocantins, no Triângulo Mineiro, no noroeste de São Paulo, no centro, norte e oeste de Mato Grosso do Sul. Veja as áreas em estado de alerta para baixa umidade do ar

Fonte: Inmet 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined